
Método Montessori
O Método Montessori foi criado na Itália, em 1907, pela médica e educadora Drª Maria Montessori que, através de seus estudos, desenvolveu um farto material científico para atender, inicialmente, a crianças com necessidades especiais, com as quais começou o seu trabalho.
Em janeiro de 1907 fundou a primeira "Casa dei Bambini" (Casa das Crianças) para atender os filhos de operários de um bairro pobre de Roma. Em poucos meses os resultados eram tão inacreditáveis que, em abril de 1907, foi fundada a segunda casa, o que motivou o próprio estado a implantar o método em todas as suas escolas.
Montessori viveu períodos de exilío na Espanha e na India por recusar-se a apoiar o regime fascista em 1931, quando Mussolini fechou todas as escolas montessorianas na Itália. Foi o iniciou de uma peregrinação pedagógica por vários países, até a sua morte, em 1952.
O Método Montessori espalhou-se rapidamente pelo mundo e, um século depois de sua criação, continua cada vez mais atual. Difundido em vários países, o método é aplicado da gestação à universidade com grandes centros de educação montessoriana no México, Japão, Estados Unidos e Índia.
No Brasil existem algumas entidades que desenvolvem programas de formação especializada para professores, como a OMB – Organização Montessori do Brasil e a ABEM - Associação Brasileira de Educação Montessoriana, além de vários cursos de especialização em várias escolas-referência no país.
“A criança é um corpo que cresce e uma alma que se desenvolve: a dupla realidade, fisiológica e psíquica, tem uma fonte eterna: a vida.” Maria Montessori
O Método Montessori é o único método de educação que se concentra nas necessidades específicas do desenvolvimento da criança com paradigmas opostos aos métodos tradicionais.
A PEDAGOGIA MONTESSORIANA
|
|
|
|
UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA
A evolução da criança se dá em um aprendizado diligente, no qual cada aluno torna-se responsável pela sua aprendizagem. O saber é construído com apoio de materiais concretos, cientificamente preparados; livros e diversos outros recursos pedagógicos desafiadores, que estimulam as múltiplas inteligências.
Sobre o Método
